Reconhecimentos

Selo de Responsabilidade Social

Em meio à promoção de projetos voltados a diferentes públicos, a Unimed Nordeste-RS recebeu mais um reconhecimento. Por meio da Responsabilidade Social, a cooperativa conquistou o selo de Responsabilidade Social 2011, conferido pela Unimed do Brasil. No país todo, 215 cooperativas foram reconhecidas com a distinção.

 
Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS

A Unimed Nordeste-RS ficou entre as grandes empresas que receberam a certificação do 11º Prêmio de Responsabilidade Social 2011 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Prêmio Responsabilidade Social visa a reconhecer e a destacar empresas e entidades que atuam para a promoção do bem-estar da sociedade e para a preservação do meio ambiente.

 

Destaque Indicador Cliente e Comunidade - Gestão Susntentável - Editora Expressão

A Unimed Nordeste-RS recebeu, da Editora Expressão e do Centro de Pesquisa Civitas, o destaque indicador Cliente/Comunidade – Gestão Sustentável, que levou em consideração os dados da 7ª Pesquisa de Responsabilidade Empresarial da Região Sul, baseada nos indicadores do Instituto Ethos/Bovespa. A avaliação foi realizada a partir de informações extraídas do relatório de ações socioambientais da Unimed enviadas para a editora.

 

Unimed Nordeste-RS recebe cinco distinções de Responsabilidade Social do Instituto do Desenvolvimento do Fornecedor

A Unimed Nordeste-RS recebeu em novembro de 2011, no Teatro e Foyer do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, três certificados de Responsabilidade Social do Instituto do Desenvolvimento do Fornecedor – IDF, nas categorias Ecologia, Responsabilidade Social e Cultura, por indicação de internautas (veja abaixo os projetos vencedores). Além disso, durante a cerimônia, foram entregues cinco troféus para os projetos que mais se destacaram no Estado. Dois deles foram para a Unimed Nordeste-RS: o de Cultura e o de Ecologia. Entre os itens mais interessantes desta premiação está o fato de ela ser conferida a empresas que são lembradas pelos internautas, pelo voto.

Os projetos vencedores:

Projeto Ecologia: Coletores de medicamentos vencidos e chapas de Raios X
Objetivos: Diminuir os impactos ambientais (no solo e na água) ocasionados pelo descarte incorreto de medicamentos e chapas de Raios X, bem como prevenir acidentes domésticos com crianças, pelo consumo de medicamentos vencidos armazenados em casa. Também está entre os objetivos a prevenção de danos à saúde de catadores de lixo, que resgatam medicamentos jogados no lixo doméstico.
Funcionamento: Municípios da área de abrangência da Unimed Nordeste-RS foram mapeados com a ajuda de pessoas dos próprios locais, para implantação do projeto. Dos 16 locais de abrangência, nove foram escolhidos.
Resultados: Ao todo, 42 mil caixas de leite foram retiradas do meio ambiente, para produção dos 13 coletores, e 2.470 litros de medicamentos e 780 quilos de chapas de Raios X tiveram um descarte correto, sem prejuízos à saúde e ao meio ambiente.
Parceiros: O projeto envolveu as secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, além da Vigilância Sanitária.

Projeto Ecologia: Brindes Especiais
Objetivos: Reutilizar resíduos consumidos, aumentando o ciclo de vida do produto e gerando renda.
Funcionamento: As carteiras do plano de saúde descartadas por vencimento ou exclusão de beneficiário e banners inutilizados são encaminhados para oficinas de reaproveitamento, as quais são conduzidas por um grupo de mulheres, com o propósito de geração de renda.
Resultados: 6 mil carteiras 150 banners reaproveitadas e distribuídos como brindes por meio de projetos sociais que beneficiam a comunidade e os funcionários.
Parceiros: Associação de Clube de Mães.

Projeto Cultura: Incentivo à Leitura
Objetivos: Incentivar o hábito da leitura antes do período de alfabetização, por meio da hora do conto.
Funcionamento: Foram firmadas parcerias com a Fundação de Assistência Social e com a Secretaria Municipal de Educação, que divulgam o projeto nas escolas de educação infantil. O encontro de contação de história dura uma hora, durante a qual ocorrem a contação de história, a oficina de criação de história, um momento de descontração e a distribuição de lanches e de um livro da Unimed, “O Sapo Príncipe”. O Projeto abrange todas as escolas da rede pública da área de cobertura da Unimed Nordeste-RS.
Resultados: O trabalho é desenvolvido por funcionários voluntários, os quais são capacitados para o desenvolvimento da atividade. Para a realização do trabalho, oito funcionários receberam treinamento. Além disso, 286 crianças e 12 escolas de educação infantil participaram do projeto.
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Assistência Social.

Projeto Responsabilidade Social: Plano de Saúde
Objetivo: Melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da assistência médica gratuita e de exames complementares.
Público: Pessoas com necessidades especiais e idosos vinculados a casas-lares.
Funcionamento: Responsáveis por instituições que oferecem atendimento a pessoas com necessidades especiais e idosos em casas-lares encaminham a solicitação de doação do plano de responsabilidade social. Para o fornecimento do benefício, são avaliados o vínculo do beneficiário com a instituição, a patologia e a carência econômica. Cada beneficiário recebe uma carteira do plano com coberturas específicas da patologia, para utilização dos serviços próprios e credenciados.
Resultados: 20 instituições e 2,3 mil pessoas com necessidades especiais e idosos beneficiados com o plano de saúde totalmente gratuito, que facilita diagnósticos e proporciona melhor qualidade de vida para os beneficiados.
Parceiros: Apaes (Caxias do Sul, Antônio Prado, Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Petrópolis e São Marcos); Hellen Keller; Apadev, Amafa; Cidef; PPDS Nova Petrópolis; Lar São Francisco de Assis; Associação Gota D’Água; A/Rampa; Associação Criança Feliz; Inav; e Afadev.

Projeto Responsabilidade Social: Academia ao Ar Livre
Objetivo: Promover a saúde por meio da prática de atividade física.
Funcionamento: As prefeituras dos municípios da área de abrangência solicitam a inserção do projeto. É mapeado o local de instalação da academia, e o solicitante se compromete em fornecer, em horário determinado, educador físico e técnico de enfermagem. O aluno, ao ingressar na academia da Unimed, passa a ter sua saúde monitorada. Para tanto, são realizados testes de glicose, colesterol, IMC e de caminhada, além de medição de pressão arterial.
Público: Comunidade em geral, visando a atender pessoas acima de 45 anos.
Resultados: 10 academias instaladas na área de abrangência da Unimed, 800 alunos vinculados ao projeto, dos quais, 62% nunca praticaram atividade física antes da implantação do projeto.
Parceiros: prefeituras municipais e apoio de suas secretarias (Esporte, Educação, Meio Ambiente, Saúde).

Projeto Responsabilidade Social: Educação Continuada

Objetivo: Proporcionar conhecimentos sobre os processos de planejamento e gestão inerentes a toda organização, na busca de maior qualificação dos processos gerenciais e maior sustentabilidade das instituições do terceiro setor.
Funcionamento: São promovidos encontros de 12 horas, em que são abordados assuntos por módulos, tais como o terceiro setor e a sociedade; planejamento estratégico; marketing; gestão financeira; e captação de recursos.
Público: Dirigentes, associados, colaboradores e demais envolvidos na gestão de entidades associativas não governamentais.
Resultados: 50 organizações não governamentais e 100 representantes foram capacitados para tornar a própria instituição mais sustentável. Das instituições participantes, 60% relatam ter conseguido gerenciar melhor seus negócios, tornando-o mais sustentável.
Parceiros: Fundação de Assistencial Social, Conselhos Regionais, Parceiros Voluntários.

Selo de Responsabilidade Social

A Unimed Nordeste-RS conquistou o selo Unimed de Responsabilidade Social, no estágio 3 deste diagnóstico (ele divide-se em quatro estágios, sendo o 4 o mais alto).
Os requisitos necessários para a certificação foram:

1) Preenchimento e envio dos indicadores de responsabilidade social (estruturados em forma de questionário, e divididos em sete temas).
2) Preenchimento do Balanço Social – modelo Ibase – voltado às cooperativas.

Foram certificadas as cooperativas que somaram, no mínimo, 20 pontos, ou seja, 20% do total geral, nos indicadores de responsabilidade social, e que também preencheram o Balanço Social. Participaram do processo 229 cooperativas. Das quais, 204 foram certificadas com o selo.

Premiações
Troféu Destaque em Sustentabilidade da Assembleia Legislativa do RS

Os trabalhos de Responsabilidade Social da Unimed Nordeste-RS foram reconhecidos por uma importante premiação de âmbito estadual, no final de 2009. A cooperativa médica foi a única empresa do Rio Grande do Sul a ser agraciada com o Troféu Destaque em Sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – ao mesmo tempo em que obteve o certificado de Responsabilidade Social 2009 da instituição. O Prêmio Responsabilidade Social tem como objetivo incentivar a implantação de projetos voltados para a promoção do bem-estar social e a preservação do meio ambiente em empresas privadas e sociedades cooperativas. No total, 232 instituições foram agraciadas com o certificado de Responsabilidade Social. Houve ainda dois prêmios norteadores nas áreas de planejamento familiar e sustentabilidade – um dos quais conferido à Unimed Nordeste-RS.

Premiações
Selo de Responsabilidade Social

A cooperativa médica com sede em Caxias do Sul conquistou pela sétima vez consecutiva o Selo de Responsabilidade Social, no nível 3, conferido pela Unimed do Brasil e pela Fundação Unimed. A certificação tem quatro estágios crescentes. O selo faz parte da Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed e é um incentivo para que todas as cooperativas contribuam para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ele identifica aquelas organizações que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão, sendo um importante diferencial para todo o mercado, que reconhece e valoriza as empresas com essa postura.

Premiações
Associação Criança Feliz

A Associação Criança Feliz, ONG de Caxias do Sul, certificou a Unimed Nordeste-RS como Empresa de Atitude 2008, no segmento Responsabilidade Social Empresarial.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

A Unimed Nordeste-RS ficou entre as grandes empresas que receberam a certificação do Prêmio de Responsabilidade Social 2008 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ao todo, a oitava edição do Prêmio certificou 345 das 242 organizações inscritas. O Prêmio Responsabilidade Social visa a reconhecer e a destacar empresas e entidades que atuam para a promoção do bem-estar da sociedade e para a preservação do meio ambiente.

Selo de Responsabilidade Social

Novamente, a Unimed Nordeste-RS conquistou um selo de destaque nacional. Desta vez, o de Responsabilidade Social 2008, conferido pela Unimed do Brasil e pela Fundação Unimed. Nesse caso, a pontuação máxima obtida pelas empresas é 4. Esta cooperativa atingiu a pontuação 3. Apenas duas singulares da região Sul atingiram uma pontuação como essa.

Premiações
Editora Expressão

A quinta Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial, promovida pela Editora Expressão, incluiu a Unimed Nordeste-RS entre as empresas socialmente responsáveis, com destaque nos indicadores Valores, Transparência e Governança.

Premiações
Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS

A Unimed Nordeste-RS esteve entre as grandes empresas que receberam a certificação do Prêmio de Responsabilidade Social 2007 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ao todo, a oitava edição do Prêmio certificou 235 das 274 organizações inscritas. O Prêmio Responsabilidade Social visa a reconhecer e a destacar empresas e entidades que atuam para a promoção do bem-estar da sociedade e para a preservação do meio ambiente.

Premiações
Selo de Responsabilidade Social

A Unimed Nordeste-RS mais uma vez conquistou um selo de destaque nacional. Desta vez, o de Responsabilidade Social 2007, conferido pela Unimed do Brasil e pela Fundação Unimed. Neste ano, a certificação foi recebida por 178 cooperativas médicas do país (13,5% mais que em 2006).

Premiações
Destaque Gaúcho Empresarial em Responsabilidade Social

A Unimed Nordeste-RS foi premiada como empresa Destaque Gaúcho Empresarial 2006 em Responsabilidade Social. A 17ª edição do prêmio foi promovida pela revista Destaque Gaúcho. Foram 33 empresas homenageadas nos mais diversos segmentos da economia gaúcha. Os agraciados foram indicados pelo Instituto Methodus de Pesquisa.

Premiações
Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS

A Responsabilidade Social da Unimed Nordeste-RS se projeta também em âmbito estadual. Pela terceira vez, a cooperativa médica recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. A iniciativa valorizou a ação das empresas que atuam na promoção do bem-estar social.

Premiações
Selo de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil

O reconhecimento alcançado pela Unimed Nordeste-RS por meio deste selo faz parte da Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed e é um incentivo para que todas as cooperativas contribuam para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Além disso, o selo identifica as cooperativas do sistema que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão, e é um importante diferencial para todo o mercado, que reconhece e valoriza as empresas com essa postura – entre as quais, a Unimed Nordeste-RS.

Premiações
Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial

A Unimed Nordeste-RS obteve destaque na edição 2006 da Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial, realizada no sul do Brasil. O projeto é encabeçado pela Lauster Pesquisas, em parceria com a Civitas e a Editora Expressão. A cooperativa médica obteve destaque entre as 91 empresas que participaram da pesquisa, baseada nos indicadores do Instituto Ethos.

Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS

Pelo segundo ano consecutivo, a Unimed Nordeste-RS recebeu a certificação de Responsabilidade Social 2005 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ao todo, somente 198 empresas e entidades receberam a certificação em todo o Estado.

Premiações
Selo de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil

Os trabalhos realizados pela Unimed Nordeste-RS para promover saúde nas comunidades da região ganharam o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2005. A metodologia utilizada pela Unimed do Brasil e pela Fundação Unimed para avaliação das ações de responsabilidade social esteve baseada na análise de sete itens de Responsabilidade Social: valores e transparência, público interno, meio ambiente, comunidade, clientes, fornecedores e governo e sociedade.

Premiações
Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS

A Unimed Nordeste-RS esteve entre as 193 empresas que receberam a certificação de Responsabilidade Social 2004 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Apenas 32 empresas de grande porte do Estado, entre as quais esta cooperativa médica, classificaram-se no processo seletivo que avaliou diferentes segmentos de cada empresa inscrita.

Premiações
Selo de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil

Conferido pela Unimed Brasil, o prêmio avaliou a conduta transparente da cooperativa médica no relacionamento com cooperados, colaboradores, parceiros, instituições públicas e civis, cooperativas, prestadores de serviço, fornecedores e comunidade.

Premiações