DEC
PLANO DE SAÚDE
Unimed Nordeste-RS recebe dois importantes prêmios de sustentabilidade

A sustentabilidade que permeia nossos trabalhos se converteu em mais dois importantes prêmios de âmbito nacional nos últimos dias: o primeiro lugar na categoria Cooperativa Cidadã do Prêmio Somoscoop e, no prêmio Inova + Saúde 2016, o trabalho de coleta de medicamentos vencidos e chapas de raios X realizados na cooperativa foi o escolhido na categoria “Sustentabilidade”.

Uma empresa cidadã, segundo o Prêmio Somoscoop

Os vencedores do 10º Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano destacou a Unimed Nordeste-RS, que ficou com a primeira posição na categoria Cooperativa Cidadã.  Esta edição contou com a participação de 221 cooperativas. Ao todo, elas inscreveram 349 projetos. O volume representou um recorde na história da premiação.

O Prêmio Somoscoop, entregue a cada dois anos, é a nova marca do até então chamado prêmio “Cooperativa do Ano”, que já reconheceu, ao longo dos últimos 12 anos, 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.

De cara nova, o prêmio é um reconhecimento à criatividade das cooperativas brasileiras e, principalmente, aos bons resultados obtidos por elas. Com esta iniciativa, o Sistema OCB reforça o papel das cooperativas – um modelo de negócio competitivo, gerador de renda, de felicidade e que se preocupa com o econômico, sem se esquecer do social.

A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu no dia 22 de novembro, em Brasília.

Conheça entre quais cooperativas a Unimed Nordeste-RS se destacou, em ordem alfabética e por categoria:

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

• Aurora Alimentos (SC): Acredite no cooperativismo

• Coocafé (MG): Projeto Alvorada Sertaneja Coocafé

• C. Vale (PR): Programa Cooperjovem

COOPERATIVA CIDADÃ

• Copacol (PR): Incentivar a cultura, esporte e educação com a participação de 20 mil crianças e adolescentes até 2018

• Sicredi Celeiro do MT (MT): Programa Sicredi na Comunidade

• Unimed Nordeste-RS (RS): Viver Melhor

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

• Coogavepe (Mt): Cidade Verde

• Sicoob Aracoop (Mg): Horta Comunitária

• Unimed Cuiabá (Mt): Projeto de Neutralização de Carbono

FIDELIZAÇÃO

• Cooper Cred Pif Paf (MG): Cartão Cooper Cred Pif Paf

• Cooperativa Agropecuária de Macuco (RJ): Cooperado Tem Valor

• Coopertransc (SP): Projeto Bem Estar - Cuidando da saúde e do patrimônio de nossos cooperados

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

• Coodapis (PE): Agro Sertão

• Coopama (MG): Sistema De Gestão Integrada: Bi – Business Intelligence

• Coplana (SP): +Cana – Mais Produtividade No Canavial

INTERCOOPERAÇÃO

• Copacol (PR): Copacol e Coagru = A intercooperação gerando resultados

• Fecoagro SC (SC): Central de Compras Fecoagro

• Lar (PR): Sinergia na logística para exportações de cortes de frango

Coletores de medicamentos vencidos e chapas de raios X são escolhidos como melhor trabalho em sustentabilidade do Prêmio Inova + Saúde 2016, da Seguros Unimed

No prêmio Inova + Saúde 2016, o trabalho de coleta de medicamentos vencidos e chapas de raios X realizados na cooperativa foi o escolhido na categoria “Sustentabilidade”. Ao vencer, a nossa singular recebeu de presente uma viagem, com todas as despesas pagas pela Seguros Unimed, para uma visita ao Garfield Innovation Center – Kaiser Permanente, que fica na Califórnia, EUA. Maior centro de inovação da área de saúde dos Estados Unidos, o Garfield Innovation Center busca inspirar as pessoas do Kaiser Permanente a imaginar novas soluções nos cuidados da saúde e, então, dar-lhes as ferramentas necessárias para que isso possa acontecer. Durante todo o ciclo de vida da inovação, o objetivo maior do centro de inovação é preencher todas as lacunas entre as boas ideias e a realidade, para que então as soluções possam ser identificadas com sucesso, testadas e implantadas.

O prêmio, promovido pela Seguros Unimed, tem como objetivo avaliar e premiar as ações e projetos elaborados e realizados exclusivamente pelas Singulares do Sistema Unimed, em três categorias distintas, chamadas de trilhas (Sustentabilidade; Marketing; e Epidemiologia).Na trilha de Sustentabilidade, o foco era reconhecer boas práticas, realizadas com seus públicos de relacionamento, que estimulassem o desenvolvimento sustentável no Sistema Unimed nos âmbitos social, econômico, cultural e/ou meio ambiente.

O presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, convidado para compor a Comissão Julgadora do prêmio, na categoria trilha Sustentabilidade, explica que o critério simbólico adotado pela Comissão Julgadora para selecionar o case do ano foi a sustentabilidade do sistema de saúde. Conforme ele, o projeto da Unimed Nordeste-RS se destacou por unir três aspectos importantes.

“A Unimed não apenas identificou o problema e se propôs a encontrar uma solução para o descarte adequado dos medicamentos vencidos, como foi às suas causas, que estão na automedicação e no hábito de guardar medicamentos em casa. O projeto buscou enfrentar essa situação por meio da conscientização e da educação, além de agregar uma frente social, ao proporcionar a doação de medicamentos em condições de uso por meio da Farmácia Solidária”, disse.

Os coletores, instalados desde 2010, já receberam um total de 55 mil litros de medicamentos para descarte e 30,5 mil litros de radiografias.

“Conquistar este prêmio é saber que estamos no caminho certo por um mundo mais sustentável. O projeto premiado nos faz crer que o consumo consciente deve estar cada vez mais presente em nosso dia a dia, e que esta mudança de hábito é algo que deve ser fomentado a todo momento. Nesta trajetória de 10 anos de gestão de sustentabilidade na Unimed Nordeste-RS, destacaria que só conseguimos melhorar algo se trabalharmos em rede, algo que o escritor João Pessoa retratava muito bem em seu pensamento: ‘Somos todos anjos de uma asa, só e iremos voar quando abraçados uns aos outros’”, comentou a coordenadora do setor Gestão de Sustentabilidade, Alexandra Sant’Anna.

A Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS também se destacou no prêmio ao ficar entre os finalistas, junto com outras quatro operadoras, da trilha Epidemiologia.

“Foi muito importante poder participar da etapa final deste prêmio, apresentando o relatório do Perfil Epidemiológico dos Beneficiários da Unimed Nordeste-RS. Dessa forma, foi possível divulgar nosso trabalho neste importante evento do Sistema Unimed”, disse o coordenador da Medicina Preventiva, Janur Machado.